Sem Sair do Roteiro

Se você está procurando um destino perto, com museus, parques e boa gastronomia, Santiago é a cidade perfeita. E tudo isso fica ainda melhor com a inigualável Cordilheiras dos Andes ao fundo. 

Localizada a menos de 5 horas de voo do Rio de Janeiro, a capital do Chile é uma boa pedida para um feriadão ou pequenas férias. Além de ser um destino perto do Brasil, ela também oferece passeios na neve (a depender da estação do ano), muitas vinícolas, pouca dificuldade com o idioma, cambio razoável e muitos locais aceitam o real. 

Hospedagem

De antemão, sugiro escolher a hospedagem em hotéis próximos á Plaza BaquedanoBairros Lastarria ou Bellavista. Minha primeira escolha foi o Hotel Principado Express, entretanto, na época em que estive em Santiago aconteciam manifestações no Centro, o que me fez trocar de hotel. Assim sendo, fui para o Novotel Santiago Vitacura, em Vitacura, um bairro mais afastado e muito tranquilo. 

Para quem se hospeda nos arredores do Centro, os principais pontos turísticos podem ser visitados a pé ou de metrô. No meu caso, como tive que ir para uma área mais afastada, fiquei circulando de Uber e não tive problemas.  

Transporte

Além disso, antes de sair do Rio de Janeiro (minha cidade de origem) eu contratei o serviço de transfer na Vem Me Buscar (@vemmebuscar_chile). Fiz isto já que não é recomendável pegar taxi em Santiago porque muitos deles são conhecidos por dar volta em turistas.   

Minha sugestão para locomoção é fazer as contas de quantas pessoas tem no grupo e quantas passagens de metrô serão necessárias. No meu caso éramos 4 adultos, e foi mais econômico ficarmos de Uber do que de metrô.

Internet

Leve em conta a aquisição de um chip para internet, pois será muito útil e lhe trará bastante liberdade, tanto de locomoção quanto de comunicação. Eu usei a operadora Claro (meu plano aqui do Brasil contempla o pacote Américas), que funcionou perfeitamente. Neste sentido, consulte sua operadora de celular sobre esta possibilidade antes de sair do Brasil.

Pontos Turísticos

Falando de pontos turísticos além do Centro Histórico, parques e teleférico, Santiago também oferece passeios de um dia inteiro para Cajón del Maipo, Termas Colina, Embalse el Yeso, Valle Nevado, Valparaíso, Viña del Mar. A capital do Chile é ponto de partida para conhecermos diversas vinícolas localizadas em cidades próximas.

Esses tours costumam durar de 8 a 10 horas e eu os fiz com a SousasTour (https://sousastour.com). A van era confortável, o guia falava português e era muito divertido. 

Ao final deste post veja os passeios que eu fiz no Chile.

Eu considero como principais pontos turísticos: 

Compras em Santiago

Santiago não é bem um destino para fazer compras de roupas e acessórios, mas sim de vinhos e azeites.

Minha sugestão para estas compras são os supermercados, como o Jumbo e Líder, que oferecem uma enorme variedade de rótulos de vinhos, espumantes, azeites e chocolates com preços bem menores que os praticados no Brasil.

Alguns locais para compras:

  • Shopping Parque Arauco  
  • Alto Las Condes 
  • Costanera Center 
  • Mercado Jumbo 

O que eu fiz no Chile: 

Tour Cajón del Maipo & Termas Colina 

Tour Valparaíso & Viña del Mar 

Tour Vinícolas Concha y Toro & Undurraga