Sem Sair do Roteiro

Quer saber o que fazer em Cancun? Então você está no lugar certo!

Antes de mais nada, Cancun não se resume ao mar azul turquesa, como eu disse no outro post. A península de Yucatan é repleta de sítios arqueológicos e cenotes, além dos parques que misturam adrenalina, descanso e gastronomia.

Para conhecer tudo seria necessário mais que uma semana. Vou descrever aqui as minhas experiências ao longo de três viagens para este destino paradisíaco.

Centro de Cancun

Ao norte da Blvd. Kukulcan é onde se concentram os restaurantes e boates. Mas não tem só isso por lá, na verdade tem atividade para o dia todo.

O durante o dia, a oferta de locais para fazer compras é grande, como os shoppings Forum by the Sea e Plaza la Fiesta. Uma outra opção para comprar muitas lembrancinhas é o Mercado Coral Negro, nele você encontrará muitos tipos de pimentas, tequilas, camisas, chapéus, além dos famosos sombreros mexicanos.

Bateu aquela fome? Então arrisque um típico taco ou um burrito nas barraquinhas do Mercado Coral Negro. Agora, se você prefere um lugar mais reservado, vá até Hard Rock Cafe ou Bubba Gump Shrimp Co.

E depois de tudo isso, nada de hotel. A noite de Cancun te oferece uma infinidade de bares e boates. A mais famosa é a Cocobongo, que além de DJ, tem muitos dançarinos e cantores para animar a noite. Tudo isso regado com muita tequila.

Sítio Arqueológico Chichén Itzá & Cenote Ik-Kil

Se você é apaixonado por História e outras civilizações, Cancun também te atende. Por aqui são cerca de 4 sítios arqueológicos, entre eles temos Chichén Itza.

Esta antiga cidade Maia encontra-se há 220 km da zona hoteleira de Cancun e para visitá-la eu contratei um guia local que buscou minha família e eu. Saímos do hotel bem cedinho, por volta das 7:30.

Na ida fizemos uma pausa na cidade de Valladolid e num mercado de pedras, almoçamos e, finalmente, chegamos às ruínas. Lá é tudo muito grande e bem conservado. O guia foi nos explicando cada pirâmide e suas escrituras. O complexo ainda está sendo pesquisado, pois quanto mais os pesquisadores escavam, mais eles descobrem outras pirâmides debaixo do solo.

Ficamos cerca de 3 horas em Chichén Itza, e de lá partimos para o Cenote Ik-Kil. O local possui boa infra estrutura, como chuveiros, banheiros e lanchonete. Ficamos tempo o suficiente para uns bons mergulhos nas águas geladas do cenote. 

Depois relaxar bastante nas águas cristalinas partimos de volta para o hotel.

Esse passeio pode ser feito por conta própria, mas minha dica é contratar um guia local para que você possa entender o significado de cada pirâmide e escultura.

Sítio Arqueológico de Cobá

Esta zona arqueológica fica cerca de 160 km ao sul da zona hoteleira e pode ser feita no mesmo dia que Tulum. Sendo assim, se prepare para muita cultura Maia.

Fomos para lá com o mesmo guia que nos levou para Chichén Itza, e saímos do hotel umas 8 horas da manhã. Fomos direto para as ruínas e aqui optamos por alugar bicicletas para visitar o local.

Aqui o contato com a natureza é muito maior, pois estas ruínas não recebem tantas visitas, e isso nos permitiu subir na Pirâmide Nohoch Mul.

Cobá foi uma cidade Maia grande, mas sua decadência se deu depois de conflitos com Chichén Itzá. Cobá mantinha comércio com Xcaret, Xel-há e Tulum, outras zonas que eu vou descrever mais a seguir.

Ficamos aqui cerca de 3 horas, e foi um tempo muito bom aprender sobre esta civilização e este lugar. Daqui seguimos para Tulum.

Sítio Arqueológico de Tulum

Esta cidade Maia à beira mar é uma das construções mais lindas que já visitei.

Saímos de Cobá e paramos para almoçar em um restaurante típico mexicano, e seguimos viagem até chegar a Tulum. Este sítio não é muito grande, mas pegamos um ônibus da entrada até as ruínas pois é uma boa subida.

Aqui podemos observar como a civilização era avançada na astronomia, pois, assim como em Chichén Itzá, eles também possuíam uma observatório.

Esta zona arqueológica não  se limita ás ruinas, pois é possível descer e tomar um maravilhoso banho de mar. Ficamos aqui um bom tempo, já que recebemos muito conhecimento da cultura local e desfrutamos deste lindo mar azul-turquesa.

Este sítio é de fácil acesso e possui estacionamento, mas garanta seu ingresso com antecedência, pois existe limite de acesso de visitantes.

Existe um passeio de barco que é possível observar as ruínas pelo mar. O barco sai da praia de Tulum e vai navegando em direção às ruinas. Dá uma parada para fotos e depois segue um pouco mais para dentro do mar para quem quiser fazer mergulho de snorkel.

No dia em que eu fiz este passeio eu vi algumas tartarugas marinhas. A água não estava muito cristalina, por conta do sargaço, mas foi incrível!

Isla Cozumel

Para chegar até esta maravilhosa ilha temos que pegar um ferry boat, e pode ser saindo e Cancun ou Playa del Carmen, e foi esta a minha escolha. A duração da viagem foi de quase 40 minutos e foi bem tranquila.

Assim que chegamos em Cozumel alugamos um carro para percorrer toda a ilha. Nossa primeira parada foi no The Money Bar Beach Club, e ali ficamos muito tempo. O dia estava lindo, a água cristalina e o atendimento foi maravilhoso. Aproveitamos e almoçamos também.

Partimos para Playa Palancar Beach Club, e estava tão bom quanto o outro bar. Nós tínhamos programado fazer mais 2 paradas, mas ficamos por aqui. Terminamos a volta pela ilha sem mais paradas, devolvemos o carro e pegamos o ferry boat de volta para Playa del Carmen.

A ilha é simplesmente um paraíso e eu recomendo dormir por lá.

Cancun - o que fazer: Cozumel
Cancun - o que fazer: Ilha de Cozumel
Cozumel
Cancun - o que fazer: Cozumel
Cozumel - The Money Bar

Parque Xcaret

Um parque aquático com ruínas Maias: isso é Xcaret!

O parque esta localizado na Riviera Maya, cerca de 77 km da zona hoteleira de Cancun. Para chegar você pode adquirir um ingresso que esteja incluso o transporte ou ir de carro, já que o local conta com estacionamento. 

Prepare-se pois este parque é bem grande! Ele conta com uma ótima infraestrutura, e conforme você vai caminhando pode observa várias construções antigas deixadas ali.

Aqui você vai encontrar 3 rios subterrâneos para nadar, uma área infantil,  alguns lagos para mergulhar e ver muitos peixes. Existem atividades pagas, como nadar com golfinhos ou tubarões, andar de lancha em alta velocidade, parapente e até uma adega.

O dia aqui no parque se encerra com um banho de cultura mexicana. No teatro Gran Tlachco é exibido um show que mostra a história do México, desde as grandes civilizações Maias, Astecas, Toltecas até os dias de hoje. É uma grande oportunidade  para se assistir ao Juego de Pelota jogado pelos Maias.

Parque Xel-Há

Este parque é menor que o Xcaret, mas também vale a visita.

Xel-há está a 115 km da zona hoteleira de Cancun, e para chegar pode ser de carro ou com a aquisição de um ingresso que inclua seu translado.

A infraestrutura é excelente e aqui você encontra atividades como tiroleza, um super toboágua, passeio de boia pelo rio, snorkel para ver muitos peixes, ponte flutuante e muitas outras. Claro que tem as experiências opcionais também, como nado com os golfinhos e arraias, além de um spa.

Eu optei por fazer o nado com golfinhos aqui por ser um parque menor. Esta atividade demanda tempo, pois tem um treinamento antes de você cair na água com esses cetáceos.

Este parque é muito focado em sustentabilidade e cuidado com meio ambiente, e por isso logo na entrada eles pedem para que você só use protetor solar biodegradável

Quer experimentar tudo, mas não sabe onde vai se hospedar?

Eu tenho algumas dicas de hospedagem também sabia?

Clique aqui e saiba um pouco sobre os hotéis em que eu já me hospedei em Cancun e na Riviera Maia.

Cancun - onde ficar: Fiesta Americana Condesa
Fiesta Americana Condesa
Cancun - onde ficar - Krystal Grand Cancun
Krystal Grand Cancun
Cancun - onde ficar: Occidental at Xcaret Destination
Occidental at Xcaret Destination
Quer mais dicas? Ajuda com roteiro? Ou prefere um roteiro personalizado? Entre em contato comigo. contato@semsairdoroteiro.com.br

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *