Sem Sair do Roteiro

Pense numa cidade que parou no tempo! Com suas ruas, becos e vielas de paralelepípedo, construções de pedras e castelos. Assim é Guimarães: a cidade onde nasceu Portugal. Um lugar que mais parece um cenário de filme medieval.  

Depois de uma viagem de 1 hora de trem a partir de Porto, você chega nesta cidade aconchegante. Só fiquei por algumas horas, mas a visita merece pelo menos um dia e uma noite. 

História

Uma curiosidade é que aqui nasceu Dom Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. E, como resultado, a cidade é tida também como o berço do país respirando a história da nação que é contada em cada esquina.

O visitante viaja no tempo ao conhecer o Castelo de Guimarães, diga-se de passagem, extremamente bem conservado, e que funciona como um museu da história do nascimento de Portugal. É o local perfeito para conhecer sobre todos os seus reis e peculiaridades da coroa. Tem cada história!

Pontos Turísticos

Os principais pontos turísticos são: Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, Igreja de São Miguel, Teleférico de Guimarães e Largo do Toural.

O Paço dos Duques possui muitas semelhanças com o Castelo de Guimarães e também vale a visita. A Igreja de São Miguel fica ao lado do Castelo e, embora minúscula, carrega a fama de ter sido local de batismo da criança Afonso Henriques. O Teleférico faz o traslado Guimarães-Montanha da Penha. Temos uma linda vista com até 400 metros de altura por um percurso total de 1.700 metros de distância.

Para finalizar, juntamente com a visita ao Castelo, Largo do Toural foi um de meus dois locais favoritos. Sob um clima totalmente bucólico e convidativo, me assentar em um restaurante e tomar um bom café foi como ser transportada para uma outra época. Foi uma experiência muito interessante.